O tecido da máscara é de que material?
A máscara de proteção reutilizável foi fabricada com tecido 100% Nurel®️ XTRAFRESH, um fio especial que, além de ser muito resistente, também é muito adaptável. Além disto, foi testado segundo a Norma UNE EN ISO 20743:2014 e tem o Certificado Oeko-Tex Standard 100, que assegura que o material utilizado não contém substâncias nocivas para a saúde. Todas as máscaras são entregues esterilizadas a vapor a 100ºC.
Como é o filtro interior?
O filtro interior de um único uso foi fabricado com papel certificado em ensaios da norma EN 14683:2019+AC:2019 e cumpre todos os requisitos técnicos.
Estão certificadas?
As máscaras estão certificadas por laboratórios de primeiro nível. Foram testadas segundo a UNE EN ISO 20743:2014 e têm uma percentagem de filtração de vírus e bactérias de 98,4% testado em laboratório por Eurecat, oferecendo assim uma elevada proteção. O laboratório Aitex certifica a sua resistência a salpicos e oferece a respirabilidade de 48,1 Pa/cm2 segundo acredita Applus. Assim, as máscaras de proteção cumprem com as propriedades exigidas a uma máscara cirúrgica de nível TIPO IIR com melhoras consistentes em reutilização prolongada e melhor ajuste e adaptação ao rostro:
Que nível de proteção oferecem as máscaras contra os vírus?
A Organização Mundial de Saúde recomenda, para procedimentos de isolamento ou com a possível existência de aerossóis infeciosos, o uso de máscaras de filtração com uma eficiência de filtração de pelo menos 95% para partículas de 0,3 micras de diâmetro. As máscaras têm uma eficiência de filtração certificada em laboratório por Eurecat de 98,4 % para partículas de 0,3 micras de diâmetro, sejam vírus ou bactérias. Assim, são eficazes frente ao COVID-19 já que «se transmite principalmente através das gotas respiratórias com mais de 5 micras», segundo o Ministério de Saúde.
As provas de laboratório realizam-se de dentro para fora, mas o fabricante indica que as capas do material são iguais por ambas. Tal como indicam as autoridades sanitárias, o mais importante para evitar o contágio é manter a distância de segurança e lavar as mãos com muita frequência.
Porque é que o tecido da máscara é antibacteriano?
Segundo os últimos
estudos em biossegurança,os vírus não são o único risco quando usamos máscaras. Ao absorber humidade, podem crescer bactérias patogênicas, diretamente à frente das nossas vias respiratórias. Experiências revelam que a parte exterior das máscaras cirúrgicas usadas pelos dentistas, por exemplo, quem normalmente não trabalha com pacientes infeciosos, facilmente contaminam-se com estreptococos, estafilococos e outros micróbios potencialmente perigosos.
É fácil respirar com a máscara?
A respirabilidade das máscaras foi certificada por Applus e é de 48,1 Pa/cm2, o qual é muito elevado tendo em conta o elevado nível de filtração de partículas. Por isso, não é muito incómodo para os mais pequenos.
Qual o tamanho que devo escolher?
As máscaras estão disponíveis em três tamanhos organizados por grupos de idade: de 3 a 5 anos, de 6 a 12 anos e para adultos. Recomenda-se utilizar o tamanho indicado para cada idade. O tamanho de 3 a 5 anos tapa aproximadamente 16 centímetros de rostro (sem contar as fitas para segurar à orelha) e a de 6 a 12 mede 18 centímetros. Como é num tecido elástico, adapta-se muito bem à forma da cara, permitindo uma total cobertura das fossas nasais, boca e ajuste no queixo. Também inclui um suporte para o nariz que se pode colocar dentro da máscara em caso necessário. Por motivos de higiene e segurança não aceitamos devoluções de produtos que não tenham a embalagem totalmente intacta.
Quais as vantagens do uso de máscaras reutilizáveis?
Os modelos reutilizáveis permitem poupar. Depois de 8 horas de uso, simplesmente deves retirar o filtro e tirá-lo fora, lavar ou passar a ferro a tua máscara para desinfetá-la e colocar um novo filtro. Depois de a usar durante dois meses, o custo é de 0.39€ por dia.
Como desinfeto a máscara?
Após retirar o filtro depois de cada uso e tirá-lo ao lixo, recomenda-se lavar a máscara entre 40 y 60º com detergente normal. Pode ser lavada a temperaturas superiores, mas tendo em conta de que o desgaste do tecido será maior. Para desinfetá-la também a pode passar a ferro, seja como uma alternativa ou complemento à sua lavagem.
Podem ser usadas durante quantas horas?
Em relação às horas de utilização, é uma questão de comodidade e higiene já que algumas máscaras de papel podem por exemplo humedecerem-se após algum tempo de uso. No caso das máscaras que podes encontrar em Stikets, o fabricante testou o seu uso durante 8 horas sem que incomodem já que têm uma grande respirabilidade. Além disso, como é antibacteriana, não se deterioram com a humidade. De todas formas, é importante valorizar o tipo de uso que lhe estamos a dar. Se tocaste na cara, se a sujaste ou estiveste num ambiente muito contaminado deves lavá-la e tirar o filtro para o lixo o mais rápido possível.
Onde são fabricadas?
As máscaras distribuídas por Stikets são fruto de um projeto de colaboração entre membros do Colégio de Engenheiros de Barcelona e dois empresas dedicadas à produção de artigos têxteis especializados e na distribuição. Toda a fabricação industrial é realizada em território nacional e não depende de fornecedores estrangeiros.