Como lidar com o primeiro dia na creche

Tens guardada esta data desde o dia em que foi decidido que iria para a creche e e estás constantemente a perguntar-te: como vou lidar com o seu primeiro dia na creche ou infantário? Depois de estar 24 horas com o teu bebé, parece impossível pensar que a contagem decrescente para que se tenham que separar já tenha começado.  

A verdade é que desde que nasceu que o teu bebé já é uma pessoa em processo de ser independente. A nossa missão é ajudá-lo a tornar-se cada vez mais autónomo, o que irá ser um processo de aprendizagem para ambos.

Talvez não tenhas pensado nisso, mas estas dúvidas sobre o primeiro dia estão presentes só na tua cabeça, não da dele e assim podes acabar com elas de uma forma efetiva e fazer com que esta seja uma experiência que vos una ainda mais

Fitas personalizáveis com fecho

Pistas para lidar com o primeiro dia de creche

Nas semanas ou dias anteriores a este dia, deves aproveitar para desfrutar ao máximo do teu bebé, mas sem stress. Não se trata de programar atividades para cada momento do dia, nem realizar algo extraordinário … no entanto podes aproveitar para criar algum momento especial como ir a um parque novo ou realizar um picnic especial.

É importante que estes dias não sejam encarados com angustia ou será mais difícil lidar com o primero dia. De facto, esta angustia e stress pode ser percebido pelo teu bebé e condicioná-lo de forma negativa. ,

Quando chegar o dia, existem algunas dicas que te permitirá fazer com que tudo corre bem.  São as seguintes:

1. Programa o despertador com tempo suficiente, para poder levantar com calma, tomar o pequeno-almoço e vestirem-se sem pressas.

2. Antes de sair de casa tem claro o teu objetivo que deverá ser, não só ultrapassar este primeiro dia de creche como acima de tudo fazer com que este experiência seja o mais natural e tranquila para o teu filho.

3. Sem dramas. Se estás a pensar que vais ser muito difícil dizer-lhe adeus, que ele vai chorar, se já imaginas a sua carinha triste…não vais conseguir chegar à creche. Em vez de ficares angustiada, algo que uma vez mais o teu bebé poderá perceber, tenta canalizar toda esta energía para algo positivo e que ambos gostem. Pode ser cantar, dar passos gigantes, saltar ou fazer algo divertido. As suas gargalhadas vão ser o melhor antídoto para libertar a tensão dos minutos antes.

4. Uma vez na creche, tenta que seja tudo o mais rápido e mecânico possível. A missão é que consigas sair sem chorar e que o teu filho te veja sempre a sorrir. Assim ele ficará tranquilo. É importante que o teu olhar e expressão lhe transmitam confiança.  Lembra-te que para ele também é uma experiência nova.

5. Uma vez fora da creche, és livre para ter um momento de desabafo. Se quiseres podes chorar um bocadinho, podes telefonar a uma amiga ou à tua mãe ou mesmo podes tirar da tua mala aquele chocolate que guardas-te para um momento especial.

E não te esqueças de levar tudo bem marcado! Prepara com tempo e marca com o seu nome toda a sua roupa e outros objetos, para que tudo volte a casa. Também  irá ajudar-te a ter bem organizado o material necessário. Em Stikets tens tudo o que necessitas, etiquetas para roupa a partir de apenas 9,45€ ou Packs com etiquetas para roupa, objetos, sapatos e mochilas a partir de apenas 17,95€.

Packs Stikets

E já conseguiste ultrapasar outro desafio. És uma mãe genial. E lembra-te que já falta pouco para o ires buscar e desfrutar do resto do dia juntos. Tens alguna coisa especial planeada para fazer com ele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Podemos ajudar-te?
Contacta por whatsapp
Contacta por whatsapp